sábado, 26 de fevereiro de 2011

O SINDPEFRN GARANTE AUDIÊNCIA COM A PROMOTORA DA EDUCAÇÃO

Com o início das aulas, os professores de Educação Física são pressionados pelos Gestores para não mais atenderem as atividades de treinamento nas escolas, disponibilizando assim a sua carga horária apenas nas aulas de Educação Física. Esta pressão segundo os Gestores é uma determinação da Promotora de Educação. Mais uma vez temos a pressão do Ministério Público sobre os professores. Gostariámos de saber quando o MP pressionará o governo para garantir as mínimas condições para as aulas de Educação Física, pois o que temos em nossas escolas são espaços sucateados impróprios para a prática de Educação Física. Diante essa pressão, solicitamos quanto sindicato, uma audiência com a Promotora da Eduacação Dra Carla Amico. A solicitação foi atendida e na próxima quarta-feira as 9h estaremos na Promotoria para tentarmos garantir à Educação Física carga horária para treinamento.
João Pessoa
Pte. SINDPEF-RN 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O SINDPEF-RN SAI EM DEFESA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

O início das aulas na rede estadual de ensino se deu no último dia 14/02, com muitas dificuldades. Inclusive uma força tarefa formada por técnicos da Secretaria de Educação foi organizada para garantir o início na maior tranquilidade possível. Isso tudo, porque o quadro de professores não está completo. Além do desestímulo do profissional de educação, as escolas não conseguem preencher as vagas e diante toda essa problemática, os Profissionais de Educação Física sofre pressões da coordenação pedagógica, direção e como se não bastasse, também chega a pressão da Promotora de Educação. Com a redução de turmas nas escolas é importante, garantir aos Profissionais de Educação Física, condições para as práticas esportivas, transformando o esporte em uma semente motivadora de valorização no espaço escolar, para os educandos, possibilitando assim uma maior participação de toda a comunidade escolar. Mas, não é isso que acontece!... A direção, ao perceber o problema descarrega toda a sua incapacidade gestora, na pressão aos Profissionais da Educação e principalmente nos Professores de Educação Física, ao invés de torna-los aliádos ao processo e dá-lhe melhores condições de trabalho, os rechaçam, os reduzem e desconsideram todas as suas participações nos eventos escolares, seja no interior da escola ou fora dela como: CEM's, JERN's, onde esses Professores na maioria das vezes garantem a participação dos educandos através de seu próprio esforço e apoio alimentar e financeiro.
CHEGA DE PRESSÃO!
A EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO É UM APENDICE DA ESCOLA!
A EDUCAÇÃO FÍSICA É PARTE INTEGRANTE DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA!
Neste 22/02/2011 estaremos protocolando um pedído de audiência junto a Promotoria de Educaçao para esclarecermos a participação pedagógica do Profissional de Educação Física no interior da Escola.
Atenciosamente,
João Pessoa
Pte. do SINDPEF-RN

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SINDPEF-RN SE FAZ PRESENTE NA FANEC

No último dia 15/02/2011, o SINDPEF-RN esteve presente na pessoa de seu Presidente realizando uma palestra na FANEC, na semana inaugural da Educação Física. O momento foi de grande prestígio para o nosso Sindicato, visto que, fomos tratar do tema: Pra que serve um sindicato na área de Educação Física.
Com a sala repleta de estudantes do curso de Educação Física, portanto, futuros profissionais de Educação Física, tivemos a oportunidade de dialogar sobre a questão sindical brasileira, o desenvolvimento profissional, social e político da Educação Física em nosso país e por fim, discernir sobre a importância e necessidade da formação do SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Diante aos olhares curiosos e de envolvimento com o tema, muitos dos presentes externaram a sua satisfação e compreensão sobre o tema, além de perceberem o real valor da formação sindical.
PARABÉNS! À FANEC pela iniciativa.
E O SINDPEF-RN estará sempre a disposição das instituições para promover a formação política e sindical da categoria dos PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

João Pessoa
Pte. SINDPEF-RN

sábado, 12 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM GREVE

Na última sexta-feira, foi ratificada a GREVE por tempo indeterminado na rede Municipal do Natal. Nós do SINDPEF fizemos presentes na Assembléia e demos o apoio devido ao movimento justo da classe dos trabalhadores em educação.
O movimento de GREVE é uma ferramenta de luta da classe trabalhadora, este deflagrado pelo SINTE-RN, tem como pauta a questão de melhoria das escolas, a estrutura dos CEMEIS e um reajuste salarial de aproximadamente 15% que deveria ter integrado os vencimentos dos professores no mês de Janeiro e a Prefeita, que descumpre os pagamentos devido mais uma vez não pagou o que devia.
E quanto a nós, Profissionais de Educação Física, é notória a pouca participação dos professores de Educação Física nos eventos de luta, precisamos ser mais presentes, conscientes e conjuntamente com os demais professores lutarmos por melhorias, visto que, o nosso ambiente de trabalho nas escolas municipais são os mais esquecidos, além do pagamento dos JEM's - Jogos Escolares do Municipio que até o momento não foram efetivados, isto é, os anos de 2009 e 2010. Estamos a dois anos sem receber o pagamento das arbitragens e coordenações de modalidades. Descaso ou descompromisso desta Prefeita?
NÃO PODEMOS FICAR DE FORA DOS MOVIMENTOS DA CATEGORIA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO!

Prof. João Pessoa
Pte. SINDPEF-RN

domingo, 6 de fevereiro de 2011

MAIS UM RESULTADO POSITIVO

No último dia 03 de fevereiro estivemos eu e Fabiano Stumpf no TRT 5ª vara para participarmos da Audiência de instrução sobre o pedido de impugnação que o SINPRO provocou contra o SINDPEF-RN. Já conquistamos duas vitórias e nesta audiência o sindicato autor da ação não tinha mais nada a declarar e mais uma vez provou só a questão de querer ganhar tempo. Mas, estamos prontos para conquistar de direito a representatividade dos Profissionais de Educação Física de nosso estado. Veja na integra a ata de instrução e julgamento da audiência.

Ata de instrução e julgamento da RT 155000-22.2010.5.21.0005 (RTOrd)
Ao(s) 3 dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e onze, às 10:23h, estando aberta a audiência da 5ª Vara do Trabalho de Natal, com a presença do Excelentíssimo(a) Sr(a). Juiz(a) do Trabalho, Dr(a). DÉCIO TEIXEIRA DE CARVALHO JUNIOR, por ordem de quem foram apregoados os litigantes:
Reclamante: Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.
Reclamado(a): Sindicato dos Profissionais de Educação Física do RN
Presente o(a) reclamante, através do seu preposto Sr(a). Einar antunes de lima, com assistência jurídica do(a) Dr(a). Marcos Alexandre Souza de Azevedo OAB/RN 002485;
Presente o(a) reclamado(a) através do seu preposto Sr(a). joão pessoa, com assistência jurídica do(a) Dr(a).  URBANO MEDEIROS LIMA,  OAB/RN 3501.
Aberta a audiência, sem mais requerimentos, encerrada a instrução processual. Razões finais reiterativas pelas partes. Recusada a segunda proposta conciliatória.
Julgamento para o dia 11.03.2011 a partir das 15h00, quando as partes poderão tirar cópia na Secretaria da Vara ou acessar o site do Tribunal.
Nada mais.

DÉCIO TEIXEIRA DE CARVALHO JUNIOR
Juiz(a) do Trabalho